terça-feira, 16 de junho de 2009

Para quê Inclusão Digital?

terça-feira, 16 de junho de 2009
Inclusão Digital finalmente virou moda, é algo que acontece com grande freqüência, principalmente aqui no Sudeste, onde os órgãos públicos já conseguem ver isso como direito do cidadão, é comum pontos de Inclusão Digital.

Mas uma coisa que eu me preocupo é com a qualidade desses pontos, não que o acesso livre ou as oficinas não sejam importantes, mas qual o reflexo social que isso tem na vida do usuário?

Atuo a sete anos em um projeto aqui em Santo André, realizado pela Prefeitura , começamos quando existia a discussão, mas nada formalizado, tudo era muito novo, e posso dizer que continua. Os processos educacionais que devem existir dentro de qualquer projeto de Inclusão Digital são de difícil efetivação. Fácil é colocar um monitor com computadores conectados a Internet e oferecer meia hora, ou uma hora de utilização todos os dias aos usuários (sim, só informática e traficante têm usuários).

Difícil em um projeto sério de Inclusão Digital é promover a Inclusão Social, e muito está errado quem acha que essa exclusão é só para pobres coitados de comunidades carentes, o que mais tem são pessoas com acesso em casa e que estão mais excluídos do mundo digital que muito “pobrinho de comunidade carente”, não sabem absolutamente nada das possibilidades sociais da Internet e nem atuam como cidadãos ou produtores e consumidores conscientes de informação.

Ser Incluído Digitalmente passa longe de saber como digitar no Word, isso, na verdade é apenas o primeiro passo e não o objetivo final. O que importa aqui é o que ele digitará, qual será sua responsabilidade frente o mundo depois de deter esse tipo de conhecimento. E digo que aí mora o passo mais difícil da Inclusão Digital, entender que a tecnologia é uma ferramenta, e não o objetivo.

Não vou negar que aqui estamos percorrendo caminhos que tentem chegar a essa utilização mais qualificada, que provoque no usuário a vontade de aprender, mesclar com seu conhecimento de vida e contribuir de alguma forma na construção e na troca de conhecimento de outras pessoas. Criar essa grande rede de conhecimento talvez seja o sonho dourado da Inclusão Digital, favorecer o desenvolvimento social não em uma oficina de Excel, mas sim na discussão sobre a realidade e quão importante é o papel do individuo no coletivo e que esse papel pode e deve ser potencializado através da tecnologia, nasceria ai, a Sociedade do Conhecimento.

0 Lapadas na Mochila:

 
Mochileira WiFi © 2008. Design by Pocket